O vídeo a criança e o consumo apresenta alguns vídeos onde mostra que devemos parar e refletir sobre o que as crianças estão assistindo diariamente na mídia. O estimulo constante da mídia pode trazer grandes problemas futuros para as crianças. Como: a delinqüência, materialização excessiva, alcoolismo, obesidade, erotização precoce etc.
A responsabilidade de limitar este bombardeio da mídia está na família, professores e em nós educadores. Devemos evitar isto mostrando que o consumismo não leva ninguém a nada, vestindo nossas crianças como crianças e não como adultos mirins, ensinando os valores morais e religiosos, ensinando brincadeiras lúdicas, músicas de criança, a brincar com terra, a fazer trabalhos manuais etc
No texto de Nelson Preto ele mostra que na escola de hoje a muito conteúdo e poucas crianças sujando as mãos com tinta, fazendo experimentos, brincando de subir em árvores etc.
Nos como educadores podemos modificar este sistema atual unindo todos os recursos da Cibercultura e resgatado todas as experiências vividas pelas crianças das gerações passadas não ficando apenas refém das máquinas.
O vídeo de Andre Lemos nos reporta a analisar a importância da ciberultura com o acompanhamento direto do educador. Ela é da maior importância na medida que proporciona ferramentas diversas que bem acompanhada permite um desenvolvimento da leitura e da expressão escrita e verbal do educando dando possibilidade de discussão sobre os temas lidos e propostos .Mas devemos lembrar que não devemos ser reféns das máquinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário