domingo, 27 de fevereiro de 2011

                                                       Consumismo

O papel da publicidade é promover a venda de produtos e serviços. A mídia parece sempre nos dizer que ”quem tem mais é mais feliz”.
Ela tenta incutir nos pensamentos das pessoas que devem estar sempre consumindo algo.
A satisfação trazida pela compra para os consumidores principalmente os compulsivos parece vir não do fato de simplesmente ter, mas sim de possuir mais do que os outros.
A compra de um produto tido como importante pelo grupo social ao qual o consumidor pertence produz uma imediata sensação de prazer, realização, status e reconhecimento ao dono etc. Conforme a novidade vai-se desgastando, o vazio ameaça retornar. Quando isto ocorre, o consumidor sente necessidade de fazer uma nova compra.
Para os consumidores compulsivos o que importa é comprar, seja lá o que for. Quando ele compra, ele sente prazer e felicidade, mas depois, vem o sentimento da culpa pelo excesso cometido. Trazendo frustração e angustia, além de muitas vezes dívidas desnecessárias.
Sempre haverá um lançamento novo de um produto para ser consumido numa sociedade de consumo. Para satisfazerem essas novas “necessidades” os consumidores compulsivos se sentem “obrigados” a obterem uma maneira para adquirirem mais dinheiro para ter o que desejam.
Para estimular o consumo, são criadas a expansão do crédito e a criação de linhas de crédito para os mais diversos bens e serviços, adquiridos de forma rápida e cômoda. Fazendo com que mais pessoas se tornem consumistas.
O estimulo constante da mídia pode trazer grandes problemas futuros pra as crianças, jovens e adultos como: a materialização excessiva, alcoolismo, obesidade, a delinqüência, erotização precoce etc. A responsabilidade de limitar este bombardeio e dar conscientização dos benefícios e males da mídia cabe aos familiares e professores.

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